Consciência na Pós-modernidade: contribuições da Cristologia de J.M.Castillo para uma ética renovada
- grupophaes
- 11 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

O dia 19 de fevereiro marcou o retorno às atividades do Grupo de Pesquisa PHAES no ano de 2022. Nesta data, realizou-se um encontro online, para que a participante Karolayne compartilhasse com os colegas de grupo as pesquisas de seu atual projeto de Mestrado em Teologia na PUC-SP.
O título do projeto de pesquisa apresentado é A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NO CONTEXTO PÓS-MODERNO: UMA ANÁLISE DA CRISTOLOGIA DE JOSÉ MARIA CASTILLO COMO PROPOSTA PARA UMA ÉTICA CRISTÃ RENOVADA. Para os que talvez não estejam familiarizados, José Maria Castillo é um:
(...) teólogo espanhol, residente em Granada, que tem se tornado um pensador cada vez mais influente por suas obras e conferências, recentemente também no Brasil.1 Nascido em 1929, na Espanha, licenciou-se em Filosofia e Teologia pela Faculdade de Teologia de Granada, doutorando-se na Universidade Gregoriana em Roma. Desde 1968 foi professor de Teologia dogmática na Faculdade de Teologia de Granada e também professor convidado na Universidade Gregoriana de Roma, na Universidade Pontifícia Comillas de Madrid e Universidade Centro Americana em El Salvador. Foi vice-presidente da Associação de teólogos e teólogas Juan XXIII. Tem atuação como conferencista pela Espanha e América Latina. Recebeu o Doutorado Honoris Causa da Universidade de Granada. Há alguns anos deixou a Companhia de Jesus, afirmando se sentir mais livre deste modo. É um teólogo de vanguarda, próximo da teologia da libertação e crítico em relação à instituição eclesial (NENTWIG, 2020, p.10).
Quanto ao conteúdo do projeto em si, são consideráveis os desafios que Karolayne bravamente enfrentará, primeiro ao tentar condensar tudo o que pode envolver o conceito de Pós-modernidade. Em seguida, ao mergulhar na vasta e riquíssima obra deste grande teólogo. Ainda, em harmonia com o Concílio Ecumênico Vaticano II, ao “encurtar distâncias e pavimentar as vias de acesso” entre a Cristologia e a Teologia Moral. E, por fim, ao propor – a partir deste itinerário – uma ética cristã renovada a um povo de Deus talvez tão plural como nunca antes na história do cristianismo.
Tudo o que está resumido acima foi apresentado pela própria Karolayne durante o encontro do grupo; com uma exposição clara, didática e muito bem estruturada. Como de costume, os colegas de grupo – ao final – apresentaram seus pareceres e dúvidas sobre o projeto, o que favorece muito o enriquecimento da reflexão. Uma vez todas respondidas pela Karolayne, foram dados alguns avisos e encerrada a reunião do ano.
Enfim, o grupo iniciou o ano com uma ótima apresentação e segue motivado a propor sempre mais e mais reflexões pertinentes à sociedade. Feliz 2022!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
NENTWIG, Roberto. Carnalidade, alteridade e liberdade : a humanização de Deus em José María Castillo. Rio de Janeiro : Ed. PUC-Rio : Numa Editora, 2020.
Comments